Olá!
Gosto de reviver sabores da infância, nem que sejam em receitas adaptadas à rotina atual. Desta vez, escolhi o peixe pintado, que costumava comer grelhado na churrasqueira, durante as férias que passava na fazenda de meu tio.
Espero que gostem!
Pintado grelhado no sal grosso
Ingredientes:
2 postas de peixe pintado
Sal grosso suficiente para forrar o fundo da frigideira
Azeite a gosto
Alho em lâminas desidratado (uma pitada)
Dill a gosto
1 limão
Modo de preparo:
Coloque as lâminas de alho num potinho com água para hidratá-las e reserve. Arrume as postas do pintado em uma travessa e regue com o azeite, coloque o alho hidratado e o dill. Cubra com papel filme e deixe na geladeira por pelo menos duas horas – uma dica é começar a prepará-lo na hora do almoço para servi-lo na jantar.
Retire da geladeira, esprema o limão em cima das postas, tire o alho e o dill. Pegue a frigideira, forre com o sal grosso e coloque as postas de peixe em cima. Em fogo alto, grelhe o pintado por cerca de 15 minutos, virando de vez em quando e regando com o azeite e limão que sobraram na travessa. Não se preocupe se o sal começar a queimar um pouco: ele deixará o peixe um pouquinho dourado.
Quando chegar ao ponto (peixe firme e dourado), coloque no prato enfeite com os ramos de dill. Para acompanhar, fiz ervilha torta refogada com cebola e arroz integral com brócolis.
Bom apetite!
Dica: para esta receita, você pode utilizar a frigideira ou panela oak. Antes de lavar, coloque um pouco de água e leve ao fogo para soltar o sal grosso do fundo. Assim fica mais fácil de limpá-la.
Eta Mato Grosso, Fazenda Iberê, que saudade!!!!!
Date: Wed, 3 Sep 2014 10:53:55 +0000 To: prisbri@hotmail.com
Hummmmmmm!!!